Hashgraph x Blockchain

Hashgraph x Blockchain

HASHGRAPH x BLOCKCHAIN ​- Qual é a tecnologia superior de registro distribuído (DLT)?

O Bitcoin surgiu em 2008 e introduziu uma moeda digital no mundo, baseada no blockchain. A tecnologia introduziu uma nova rede monetária que utilizou o sistema de contabilidade distribuído.

Contando apenas com uma rede ponto a ponto, a tecnologia de contabilidade distribuída (DLT) apresenta um modelo melhor que pode ajudar as indústrias a aproveitar o poder da computação como nunca antes. À medida que avançamos no modelo de computação cliente-servidor, nos aproximamos da nova camada de confiança da Internet.

A transição ainda é limitada devido aos problemas ainda a serem resolvidos em torno de escalabilidade, eficiência e interoperabilidade. Fundado por Leemon Baird, cofundador e CTO da Swirlds, o Hashgraph surgiu como uma alternativa ao blockchain com seus recursos como segurança, justiça, custo e velocidade.

Com a leitura deste artigo você entenderá a diferença entre os dois DLTs diferentes: Blockchain x Hashgraph.

Vamos discutir primeiro os seguintes pontos:

O que é o Banco de Dados de Razão Distribuído?

Um banco de dados de contabilidade distribuído é descrito como:

  • o livro-razão de quaisquer transações ou contratos compartilhados
  • sincronizado e mantido de forma descentralizada em diferentes locais e pessoas (nós)
  • eliminando a necessidade de uma autoridade central.

Todas as informações no livro-razão distribuído (distributed ledger – DL) são armazenadas com segurança e são mantidas imutáveis ​​usando técnicas criptográficas. Embora os registros centralizados sejam propensos a ataques cibernéticos, é difícil atacar DLs porque todos os nós terão que ser atacados e manipulados simultaneamente.

Blockchain e Hedera Hashgraph usam diferentes estruturas de dados e mecanismos de consenso para manter o Banco de Dados de Razão Distribuído.

 

O que é Blockchain?

Blockchain é uma tecnologia de contabilidade distribuída de primeira geração, trabalhando em uma estrutura de dados sequencial que forma uma cadeia de blocos.

Cada bloco contém um conjunto de transações.

Blockchain conta com mecanismos de consenso, como:

Prova de Trabalho

Esse mecanismo de consenso requer a resolução de um quebra-cabeça por computação para trazer um consenso na rede e proteger o bloco. Também é conhecido como mineração, e os nós da rede são conhecidos como mineradores. Os membros/nós da rede precisam resolver esses quebra-cabeças para validar transações, adicionar novos blocos e ganhar recompensas.

Prova de Participação

É um mecanismo de consenso no qual um criador/validador é escolhido com base em suas contribuições para a rede. Os validadores são selecionados para verificar e adicionar blocos ao blockchain.

Comprovante de Tempo Decorrido

Ao seguir um sistema de loteria justo, evita que a rede tenha alto consumo de energia e utilização de recursos. Frequentemente usado em redes de permissão, onde os participantes precisam se identificar antes de ingressar na rede, o algoritmo oferece chances justas de ganhar.

Consenso baseado em líderes

Este mecanismo tem um computador líder. Cada membro da rede envia transações para o líder, que envia a ordem das transações para serem adicionadas à cadeia.

Consenso baseado na economia

A racionalidade econômica administra o consenso nesse mecanismo. Um algoritmo de consenso tenta imitar como uma economia funciona sem lidar com o caos de uma economia do mundo real.
Para adicionar blocos, uma votação pode ser feita.
Você pode ter que pagar uma multa se votar em um bloco no qual ninguém mais vota, mas também pode obter lucro se votar em um bloco no qual todos os outros também votaram.

Consenso baseado em votação

Os nós devem ser familiares e flexíveis em um consenso baseado em votação. Todos os nós da rede precisam verificar os blocos juntos e gerenciar o ledger.

 

Blockchain: imutabilidade de contratos inteligentes

Os contratos inteligentes implantados na rede blockchain são imutáveis. Isso significa que o código e o endereço dos contratos inteligentes não podem ser modificados depois de escritos no blockchain. No entanto, um novo contrato pode ser usado, o que é semelhante à modificação de um contrato inteligente.

Um contrato inteligente intermediário pode conter o endereço do contrato inteligente ativo atual com uma função “chamada de delegado”, que redirecionaria todas as transações e chamadas para a versão ativa.
Uma solução alternativa é extrair as informações do contrato anterior, adicioná-las a uma nova e atualizar o endereço que você deseja que seus usuários vejam.

 

O que é Hedera Hashgraph?

O Hedera Hashgraph é baseado na tecnologia Distributed Ledger, como blockchain. Ele funciona em uma estrutura semelhante a um gráfico, onde todos os nós comunicam suas informações entre si. Sua comunicação é relatada pela construção de um gráfico de conexões.

Todas as informações ou dados são armazenados em eventos.

Ele se baseia no mecanismo de ‘Fofocas sobre fofocas’ e ‘Votação virtual’ para trazer consenso à rede.

Fofocas sobre fofocas:

Fofoca significa transferir ou sincronizar informações de um nó para outro nó aleatório. Ele é usado para garantir que todos os dados circulem para todos os membros da rede.

Votação Virtual:

Usando o mecanismo Gossip about Gossip, cada nó já está ciente do que o outro nó sabe, e cada nó pode prever o que o outro nó votaria, o que resulta em votação eletrônica ou votação virtual. O algoritmo de votação virtual não permite que mensagens de votação sejam enviadas pela rede. Cada membro tem informações sobre o que outro membro teria votado, mesmo sem votar.

Serviço de Consenso Hedera

O Serviço de Consenso Hedera está disponível na Hedera Mainnet. Ele permite que os desenvolvedores:

  • Crie carimbos de data/hora verificáveis
  • Crie eventos ordenados para qualquer aplicativo.

O Hedera Consensus Service é muito útil para aplicações que precisam

  • Ordenação de transações sem intermediários.
  • Controles de privacidade específicos para o aplicativo
  • Alto rendimento com conclusivo no pedido
  • Auditabilidade em tempo real

Plataformas de Hashgraph Hedera

SDK de código aberto – Hedera Hashgraph é uma plataforma de contabilidade distribuída de última geração que lançou um SDK de código aberto para desenvolvedores em Java. Ele permite que os desenvolvedores criem aplicativos Hedera Hashgraph.

O SDK de código aberto da Hedera suporta três serviços na plataforma, incluindo armazenamento de arquivos, contratos inteligentes e criptomoeda.

O SDK oferece todas as ferramentas necessárias para criar pares de chaves públicas/privadas e assinar transações.

Plataforma de teste de rede principal – A Hedera Hashgraph anunciou recentemente a segunda fase do Programa de Testes Comunitários para a Plataforma Hedera. Este programa de teste permite que usuários e desenvolvedores testem vários recursos de rede antes que a rede principal seja aberta para acesso. Em colaboração com os testes da fase II, a empresa faria versões para Android e iOS da carteira Hedera, Hedera Browser Extension e plug-in WordPress de código aberto. Esses aplicativos serão usados ​​na fase de teste da comunidade para testar micropagamentos P2P e permitir que os desenvolvedores criem casos de uso para os serviços de rede Hedera.

 

Métodos de confirmação de transação no Hedera Hashgraph

Uma vez que um cliente faz uma transação no Hedera, ele pode buscar o reconhecimento de que a transação foi adicionada a um estado de consenso. Por exemplo, se você precisar transferir Hbars para comprar café, a cafeteria exigirá a confirmação de que recebeu o pagamento do cliente. Hedera Hashgraph oferece os seguintes mecanismos de confirmação que qualquer pessoa pode escolher:

Resposta

Quando um cliente envia uma transação para um nó específico com uma solicitação para que a transação seja enviada à rede, o nó verificará rapidamente a transação e responderá com o resultado do cliente antes de ser enviado. A verificação determina se uma transação está estruturada e o cliente pode pagar as taxas associadas a ela. Se uma verificação for considerada “OK”, o nó adicionará a transação à rede. A resposta enviada pelo nó ao cliente é uma confirmação de que o nó honesto adicionará a transação posteriormente à rede. A partir dessa confirmação, o cliente pode ter certeza de que a transação alterará o estado de consenso.

Recibo

Depois que uma transação é submetida à rede e chega a um consenso com sucesso, os nós saberão desse fato e farão um “recibo” para ele. O cliente que envia a transação pode solicitar a um nó o status da transação consultando o recebimento. Um recibo fornece informações mínimas –
se a transação foi adicionada ao estado de consenso com sucesso ou não
o identificador do objeto.

 

HBARs: Criptomoeda Hedera Hashgraph

A plataforma Hedera Hashgraph usa um token utilitário chamado Hbar para conceder aos detentores de token acesso a aplicativos distribuídos baseados em Hedera Hashgraph.

O Hbar foi projetado para ser rápido, permitindo micropagamentos e oferecendo baixas taxas de rede. Além disso, os usuários do Hedera Hashgraph são recompensados ​​com Hbars por contribuir para o lançamento do nó na rede. A criptomoeda Hbar tem uma ampla variedade de casos de uso, incluindo monetização de conteúdo digital e monetização de atividades de influenciadores.

 

Hashgraph: imutabilidade de contratos inteligentes

Como os contratos inteligentes são programas de software, eles também podem enfrentar bugs, comportamento errático em determinadas condições e falhas de design.

Os contratos inteligentes, uma vez implantados, não podem ser modificados, seja para corrigir um bug ou adicionar uma nova funcionalidade, portanto, a única opção é implantar um novo contrato para substituir o antigo.

Mas o Hedera Hashgraph apresenta um mecanismo opcional para permitir a “arbitragem vinculativa” para contratos inteligentes. Sem dúvida, o Hedera Smart Contract seria imutável, mas pode ser alterado se várias partes projetadas pelo desenvolvedor do contrato inteligente concordarem.

Ao implantar um contrato inteligente no Hedera, os desenvolvedores podem escolher a mutabilidade subsequente do contrato.

Outra forma é implantar um contrato com uma lista da chave pública dos árbitros. Isso permitiria aos árbitros editar o código do contrato, adicionar recursos, reverter transações específicas e corrigir bugs.

Banner Hashgraph x Blockchain
Hashgraph x Blockchain

 

Hashgraph Vs Blockchain

Blockchain Hashgraph
Copyright Open Source Patenteado
Consenso Prova de Trabalho, Prova de Participação, Tolerância Prática a Falhas Bizantinas, Prova de Tempo Decorrido Voto Virtual
Security Mechanism Hash Criptográfico Tolerância a falhas bizantinas assíncronas
Applicações Bitcoin, Ethereum, Hyperledger Blockchain Projects, EOS Swirlds
Velocidade 100 a 1000 transações com base na implementação do protocolo como ethereum, hyperledger etc. 500.000 transações por segundo
Tolerância a falhas bizantinas assíncronas Poucas implementações no Hyperledger estão prontas para tolerância a falhas bizantinas 100% compliance

 

Por outro lado, o Hedera Hashgraph também é uma tecnologia de contabilidade distribuída que funciona na estrutura de dados acima e um melhor mecanismo de consenso que oferece os benefícios do blockchain sem suas limitações.

O algoritmo Hedera Hashgraph não requer Prova de Trabalho ou Sistemas Baseados em Líderes. Ele pode oferecer baixo custo e alto desempenho sem um único ponto de falha. Além disso, o Hashgraph não precisa de alto poder de computação e alimentação elétrica.

Cada plataforma blockchain tem uma velocidade diferente em termos de transações por segundo. Por exemplo, o Bitcoin pode fazer 7-10 transações em um segundo, o Ethereum tem o potencial de realizar 15-20 transações por segundo e o Hyperledger Sawtooth pode fazer milhares de transações em um segundo.

O Hedera Hashgraph permite centenas de milhares de transações por segundo, à medida que as informações viajam exponencialmente.

O Hedera Hashgraph também se mostra mais justo que o blockchain, pois os mineradores podem escolher a ordem das transações, atrasá-las ou até impedi-las de entrar no bloco, se necessário. No entanto, o Hashgraph usa um consenso de carimbo de data/hora, o que impede que os indivíduos alterem a ordem das transações.

Hashgraph é uma tecnologia promissora, mas também vem com algumas limitações. Atualmente, a tecnologia só foi implantada em redes privadas e baseadas em permissão. Ainda está para ser testado e explorado em uma rede pública. Na técnica Gossip about Gossip, quando um nó passa informações para outro nó, há chances de que os nós mais próximos sejam maliciosos, o que pode impedir a passagem de informações para outros nós.

A tecnologia por trás do Hedera Hashgraph é excepcionalmente intrigante, mas seu real potencial e eficácia só serão conhecidos quando for lançado ao público e à rede sem permissão.