Cientistas do Ceará criam software que agiliza resultado de Covid-19

800-Covid-teste

Um grupo de pesquisadores da Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará desenvolveu um software que agiliza o resultado de exames RT-PCR para covid-19. Os cientistas conseguiram unir a análise em laboratório à interpretação automatizada dos dados moleculares, garantindo uma dupla conferência em menor tempo e com mais segurança.ebcebc

O programa Helper foi criado pelo programador e estudante de enfermagem da UFC Lucas Delerino. O estudo teve a orientação do professor Fábio Miyajima, dos programas de pós-graduação em saúde da Faculdade de Medicina da UFC e coordenador da Rede de Vigilância Genômica da Fiocruz no Ceará.

Além da redução do tempo de trabalho, o Helper atua em outras funções, como explica o professor.

“O Helper é um assistente laboratorial altamente compatível com os atuais instrumentos e plataformas utilizadas para liberação de resultados, principalmente assistência diagnóstica de patógenos por RT-PCR. Ele é compatível com os sistemas de diagnósticos não só da covid, pode ser implementado para diversos outros patógenos, como influenza, arbovírus. E ele também tem um módulo que permite interpretar ensaios que são utilizados para vigilância laboratorial, vigilância genômica”.

O software também forma um banco de dados regional, segundo Miyajima.

“Ele tem compatibilidade de formar um mini banco de dados regional dentro do laboratório, que apresenta a compatibilidade de interfaceamento com plataformas de liberação de resultados do Ministério da Saúde, das secretarias. Então ele economiza muito tempo de operadora e aumenta a eficiência do serviço, pode minimizar a taxa de erros. E processos que podem demorar mais de quatro horas de operador, podem ser feitos em menos de uma hora ou meia hora, dependendo da sistemática”.

Equipes do Hemocentro também participaram da pesquisa.

 

Fonte: Agência Brasil