A Evolução desde quando a Internet se popularizou

Evolução da Internet

A tecnologia de modo geral, teve uma grande evolução nos últimos anos, e desde quando a internet se popularizou, vemos o acelerado ritmo de crescimento da tecnologia. Desde a virada do milênio, vemos que pouca gente imaginava que em apenas duas décadas o mundo evoluiria de forma tão acentuada.

A Popularização e a Bolha da TI

A bolha da Internet ou bolha das “empresas ponto com” foi uma bolha especulativa que ocorreu aproximadamente de 1994 até 2000, caracterizada por uma forte alta das ações das novas empresas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) baseadas na Internet. Essas empresas eram também chamadas “ponto com” (ou “dot com”), devido ao domínio de topo “.com” constante do endereço de muitas delas na rede mundial de computadores.

No auge da especulação, o índice da bolsa eletrônica de Nova Iorque, a Nasdaq, chegou a alcançar mais de 5000 pontos, despencando pouco tempo depois. Considera-se que o auge da bolha tenha ocorrido em 10 de março de 2000. Ao longo de 2000, ela se esvaziou rapidamente, e, já no início de 2001, muitas empresas “ponto com” já estavam em processo de venda, fusão, redução ou simplesmente quebraram e desapareceram.

 

Mas vamos entender o início da história da tecnologia alavancada pela Internet

A internet se popularizou ficando acessível para boa parte da população. Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Biometria e outras tecnologias deixaram de ser “coisas futuristas” e passaram a fazer parte do dia a dia da população.

Você se dá conta da dimensão da evolução em uma simples transação bancária, onde há pouco tempo, tínhamos de ir até a agência, e hoje, com mais segurança, acessamos pelo smartphone, com Biometria, acessamos todas as operações possíveis, e a transação é processada em fração de segundos.

Para exemplificar esta evolução de forma clara, vamos fazer uma pequena viagem temporal para conhecer a fundo a evolução das tecnologias do nosso dia-a-dia.

a Evolução da Tecnologia

As fases principais das adoções de inovações tecnológicas

Acabamos de entrar em uma nova década. O mundo está cada vez mais acelerado, e presenciamos uma verdadeira revolução em todos os aspectos.

Então, para um melhor entendimento de como chegamos até aqui, e até mesmo o futuro a nossa frente, abordaremos alguns dos principais pontos de mudanças das fases tecnológicas nos últimos anos.

1. Início e popularização da internet

Sem dúvidas o maior marco da evolução da tecnologia do último século foi o surgimento e popularização da internet. Em 1962, já se falava sobre uma rede mundial para conectar todos os computadores do mundo.

No entanto, foi apenas na década de 90 que o famoso “www” (World Wide Web) foi criado, em conjunto com o HTTPS (um recurso que garantia o envio de dados criptografados). Foi nessa época que a internet que é tão amplamente usada hoje nasceu.

Mas essa inovação se popularizou realmente nos anos 2000!

Dos anos 60 para hoje, a internet deixou de ser usada apenas por governos (usos militares), posteriormente por grandes empresas apenas, até o uso comercial, em estabelecimentos nas ruas, para então chegar às residências e finalmente às mãos de cada usuário.

1.1 | O Início da rede mundial, qual o primeiro uso da internet: Uso Militar!

A rede Arpanet era responsável por trocar informações entre militares e cientistas durante a Guerra Fria. A rede pertencia ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos, era financiada pela Nasa e pelo Pentágono, e tinha a intenção de não interromper a comunicação mesmo em caso de bombardeio.

Foi graças à Arpanet (Advanced Research Projects Agency Network), em outubro de 1969, nos Estados Unidos, que a Universidade da Califórnia enviou um primeiro e-mail para as instituições parceiras perguntando: “Você está recebendo isso?”

As três outras instituições parceiras responderam rapidamente que sim. Os primeiros estabelecimentos ligados através da rede Arpanet foram a Universidade de Utah, a Universidade da Califórnia (polos de Los Angeles e Santa Bárbara) e o Instituto de Pesquisa de Stanford.

Um nome importante por trás da Arpanet foi o de Paul Baran (1926-2011), um cientista especializado em comunicação digital que ajudou a impulsionar o desenvolvimento da rede.

1.2 | a criação da rede – o “www” e o “http”

O cientista britânico Tim Berners-Lee foi um revolucionário da era digital a ponto de ser chamados por muitos como o “pai da web”. Foi num laboratório na Suíça, em 1989, durante um período em que trabalhava para a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, que desenvolveu o primeiro navegador de internet do mundo, o World Wide Web (WWW).

Tim também foi o criador da linguagem de marcação que é empregada na criação de sites (o HTML) e do HTTP (um protocolo que intermedia as conexões mundiais de internet).

O cientista é tão importante que, em 2003, recebeu da rainha da Inglaterra o título de cavaleiro. Nos dias de hoje o inventor atua como professor em duas instituições de ensino superior (a Universidade de Oxford e o Massachusetts Institute of Technology).

Em 1992, o americano Marc Andreessen, que tinha apenas 22 anos e estava se formando na Universidade de Illinois, criou o primeiro navegador gráfico, o Netscape Navigator, feito a partir do Mosaic, um navegador anterior também de sua autoria.

Antes da invenção de Marc, a internet funcionava com linhas de comando FTP (File Transfer Protocol). Depois da sua invenção, Marc passou a deter 90% do mercado dos navegadores, sendo superado apenas com o advento do Internet Explorer anos mais tarde.

Em agosto de 1995, a empresa Netscape já valia 2.9 bilhões de dólares. Com a entrada do Internet Explorer no mercado, a Netscape se reinventou e deu origem ao Mozilla em 1998.